quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Enem pode ser reaplicado em dezembro e calendário será mantido, diz Haddad

BRASÍLIA - O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse hoje que a reaplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ocorrer no próximo mês. Ainda segundo ele, isso permitirá que os resultados sejam divulgados no prazo acertado com as universidades federais que utilizarão as notas do exame para admissão de candidatos.

Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, Haddad voltou a afirmar que a reformulação do Enem por meio do uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI) é o único argumento que sustenta a ideia de reaplicar a prova somente para alunos que se sentiram prejudicados com os problemas registrados no cartão de respostas e no caderno amarelo.

“Até 2008, as edições não eram comparáveis entre si. Quando havia qualquer problema, o Enem era reaplicado sem que ninguém reivindicasse a realização de um exame para todas as pessoas”, disse. “Só que, agora, estamos munidos de uma tecnologia que tem aval internacional”, completou.

Para o ministro, a TRI permite localizar o problema, reaplicar a prova para os candidatos afetados e salvaguardar o calendário universitário. “No ano passado, ali sim, justificava o adiamento, porque afetaria totalmente as condições de isonomia. Foi cometido um crime”, afirmou, ao se referir ao vazamento de provas do Enem em 2009.


FONTE: www.jb.com.br

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Inep abre sindicância para apurar erros no Enem

O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou que já foi aberta uma a sindicância interna para apurar qual foi a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no erro de impressão dos cartões de resposta da prova de módulo amarelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“A sindicância já começou, e os primeiros documentos foram enviados para a gráfica. O erro vai ser apurado com toda transparência e a responsabilidade das pessoas envolvidas – sejam uma, duas ou três – será apurada até as últimas consequências, e o resultado encaminhado aos órgãos de controle”, disse o Haddad.

De acordo com ministro, “aparentemente”, o erro no cabeçalho das folhas de respostas foi do próprio instituto.

Uma das possíveis explicações para o erro é que, na edição do ano passado, a prova tinha a ordem inversa da aplicada neste ano. O mesmo arquivo poderia ter sido usado erroneamente para este ano, sem que fosse feita a inversão dos cabeçalhos.

O MEC abriu uma página para que os estudantes que tenham trocado a ordem de preenchimento na folha de respostas possam pedir a correção invertida. A solicitação pode ser feita até 19 de novembro.

No primeiro dia, a prova teve 90 questões, sendo a primeira metade de ciências humanas e o restante, de ciências da natureza. Mas, na folha em que os estudantes marcam as respostas, as questões de 1 a 45 eram identificadas como de ciências da natureza e as de 46 a 90, como de ciências humanas. O erro ocorreu em todos os cartões distribuídos aos 3,3 milhões de participantes.


FONTE: JORNAL DO BRASIL - www.jb.com.br

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Gabarito do Enem será divulgado ainda nesta sexta, diz MEC

Exame e divulgação do gabarito haviam sido suspensos pela Justiça.
Espaço para reclamações também estará disponível nesta sexta.

O gabarito das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a página para reclamações de estudantes que se sentiram prejudicados pelo erro na folha de respostas devem ser lançados ainda nesta sexta-feira (12), de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC).

A prova e todos os procedimentos referentes ao Enem haviam sido suspensos, em todo o país, no início desta semana, depois de uma liminar concedida pela Justiça Federal do Ceará. Nesta sexta, o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou a liminar e liberou o Enem.

Cerca de 3,3 milhões de estudantes participaram do Enem 2010, que ocorreu no último fim de semana. Logo depois da primeira prova, no sábado, alguns inscritos reclamaram de erros na folha de respostas e no caderno de provas amarelo.

Na folha de respostas, os enunciados das áreas de conhecimentos estavam invertidos, na comparação com o caderno de questões. Alguns alunos alegam que preencheram o gabarito de forma invertida. O MEC havia informado que abriria uma página na internet para receber pedidos de correção invertida e que os casos seriam avaliados separadamente. O espaço virtual deveria ser lançado na quarta-feira (10) mas, por causa da decisão judicial, não foi publicado.

No Twitter, nesta sexta, o MEC destacou que "só precisa fazer requerimento quem preencheu questões de Ciências Humanas/Ciências da Natureza na ordem inversa do cartão-resposta".

Estudantes que fizeram a prova amarela reclamaram que faltavam questões, outras estavam repetidas, a sequência numérica estava errada e havia, inclusive, páginas da prova branca incluídas no mesmo caderno. A estimativa é que cerca de 2 mil alunos tiveram problemas com a prova amarela e devem realizar um novo exame.

Segund o MEC, a aplicação dessas provas ainda não tem data marcada, mas não deve demorar. A expectativa é que o novo exame possa ser feito para esse grupo nos dias 4 e 5 de dezembro, data a ser confirmada pelas autoridades.



FONTE: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/11/gabarito-do-enem-sera-divulgado-ainda-nesta-sexta-diz-mec.html

Justiça libera o Enem 2010

Exame havia sido suspenso após decisão da Justiça Federal do Ceará.
Ministro e advogado geral da União participam de reunião no Recife.

Do G1, em São Paulo

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou a liminar que suspendia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último fim de semana. Segundo a assessoria de imprensa do TRF, a decisão saiu na manhã desta sexta-feira (12).


Após a decisão, o Ministério da Educação (MEC) informou que o gabarito e a página da internet que vai receber reclamações de estudantes prejudicados devem ser lançados ainda nesta sexta.

O exame havia sido suspenso na segunda-feira (8), em todo o país, depois de uma decisão da Justiça Federal do Ceará. A juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara, citou os erros verificados na prova e disse que a realização de uma nova prova poderia beneficiar um grupo de estudantes. De acordo com a decisão, também foram suspensas a divulgação do gabarito, a abertura de um site oficial para receber reclamações dos estudantes que se sentiram prejudicados e a realização da nova prova.

Na quinta (11), a Advocacia-Geral da União recorreu, a pedido do MEC.

O ministério alega que a teoria de resposta ao item (TRI), aplicada na elaboração e correção do Enem, garante que a nova prova terá o mesmo grau de dificuldade e não vai acarretar em vantagem a alguns estudantes.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o advogado geral Luís Inácio Adams se encontraram com o desembargador Gurgel de Faria, no Recife, depois da liberação do Enem.

Decisão
Segundo nota divulgada pelo TRF-5, o desembargador Gurgel de Faria entendeu que "a suspensão de um certame envolvendo mais de 3 milhões de estudantes traria transtornos" aos organizadores e candidatos de todo o país e que "a alteração do cronograma do Enem repercutiria na realização dos vestibulares promovidos pelas instituições de ensino superior".

Na decisão, também é citado um prejuízo de cerca de R$ 180 milhões aos cofres públicos, referentes à contratação da logística necessária.

Gurgel de Faria defendeu ainda que a decisão da Justiça Federal cearense de suspender a prova devido a uma "eventual irregularidade nas provas de menos de 0,05% dos candidatos, equivalente a 2.000 estudantes, finda por prejudicar todos os demais".

O Ministério Público Federal do Ceará, autor da ação civil pública que resultou na liminar que suspendeu o Enem, informou que ainda não foi notificado. Segundo a assessoria de imprensa, o procurador federal Oscar Costa Filho aguarda a decisão da Justiça Federal do Ceará sobre o pedido de anulação do Enem, feito na quarta-feira (10).

Exame
Cerca de 3,3 milhões de estudantes participaram do Enem 2010. Logo depois da primeira prova, no sábado, os estudantes reclamaram de erros na folha de respostas e no caderno de provas amarelo.

Na folha de respostas, os enunciados das áreas de conhecimentos estavam invertidos, na comparação com o caderno de questões. Alguns alunos alegam que preencheram o gabarito de forma invertida. O MEC havia informado que abriria uma página na internet para receber as queixas e que os casos seriam avaliados separadamente.

Estudantes que fizeram a prova amarela reclamaram que faltavam questões, outras estavam repetidas, a sequência numérica estava errada e havia, inclusive, páginas da prova branca incluídas no mesmo caderno. A estimativa é que cerca de 2 mil alunos tiveram problemas com a prova amarela. O ministério avalia a possibilidade de realizar um novo exame para essas pessoas.


FONTE: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/11/justica-libera-o-enem.html

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ministro diz que, se liminar não cair, novo Enem será em 2 ou 3 meses

O Ministério da Educação espera fazer nos dias 4 e 5 de dezembro a nova prova no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os estudantes prejudicados pelos problemas durante a aplicação do exame no último final de semana, caso consiga derrubar a liminar que determinou a suspensão do exame. Se não conseguir derrubar a liminar, o MEC informou nesta quinta-feira (11) que um novo exame só poderia ser aplicado em 60 a 90 dias.

O exame foi suspenso por determinação da Justiça Federal no Ceará, na segunda-feira (8), a pedido do Ministério Público Federal. Cadernos da prova tiveram páginas encadernadas fora de ordem e misturadas a outras provas. Também houve inversão de cabeçalhos de resposts no primeiro dia do exame, realizado no fim de semana dos dias 6 e 7.

Nesta quinta, o ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes de Secundaristas (Ubes) para conversar sobre os problemas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo o represetante da Ubes, Yann Evanovick, Haddad pediu desculpas sobre os problemas no Enem e também pelo comentário publicado no microblog da assessoria de comunicação do MEC durante a prova, que dizia: Alunos q já 'dançaram' no Enem tentam tumultuar com msgs nas redes sociais. Estão sendo monitorados e acompanhados. Inep pode processá-los."

O comentário se referia a estudantes que publicaram comentários e imagens direto da sala onde a prova estava sendo realizada. Segundo o presidente da UNE, Augusto Chagas, o ministro pediu desculpas aos estudantes e se comprometeu a fazer uma retratação pública.

"O ministro disse que fará um pedido de desculpa aos estudantes brasileiros pelos erros ocorridos no Enem e também pelo erro da assessoria de comunicação de ter colocado o termo 'dançaram' no Twitter", afirmou Evanovick.

A assessoria de imprensa do ministério afirmou que Haddad não iria se manifestar sobre o encontro desta tarde, mas confirmou que o ministro pediu desculpa aos estudantes apenas pelos comentários no Twitter.

Exame
O Enem foi aplicado no último fim de semana a 3,3 milhões de estudantes. No sábado (6), participantes reclamaram de erros na impressão da folha de respostas e da prova amarela.

As entidades disponibilizaram desde o início da semana canais para que os estudantes que fizeram o Enem possam registrar reclamações a respeito das falhas. "Já tivemos em torno de 1.100 contatos, dos quais uma parte significativa foi de estudantes pedindo que o exame não seja anulado", disse o presidente da UBES, Yann Evanovick.

Um levantamento prévio apontou que 93% dos que reclamaram são a favor da aplicação de uma nova prova opcional para aqueles que se sentiram lesados.

Durante a semana, as duas entidades estudantis emitiram nota conjunta se posicionando contra a anulação do Enem mas exigindo o direito dos prejudicados a uma nova prova. Uma das reivindicações do texto era justamente a marcação de uma audiência do ministro Fernando Haddad com representantes da UNE, da UBES e do grupo de estudantes prejudicados.

A assessoria do Ministério da Educação (MEC) informou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem trabalhado com a possibilidade de realizar a prova de reposição aos prejudicados no final de semana dos dias 4 e 5 de dezembro, mas a data ainda não está definida oficialmente. O ministério espera acabar de contabilizar o número de estudantes prejudicados até o final da próxima semana.

As entidades exigiram do ministro que fiquem claros quais os critérios para avaliar se um estudante vai poder ou não refazer a prova. "Até que esses critérios estejam determinados, prosseguiremos defendendo que seja realizado um novo Enem em 2010, e que ele seja opcional a todos os estudantes que se sentiram prejudicados", declarou o presidente da UNE.

Chagas disse que novos encontros com Haddad serão realizados. "O ministro garantiu que nós vamos voltar a nos reunir na próxima semana e que o MEC vai ouvir os estudantes no debate para estabelecer esses critérios", disse.

Os representantes estudantis disseram que também conversaram com o ministro a respeito de mudanças para o Exame Nacional do Ensino Médio a partir dos próximos anos, como a avaliação seriada ao longo do Ensino Médio em vez de uma única prova, e defenderam a criação de uma gráfica para o MEC. "Foram mais de 3 milhões de estudantes fazendo a prova, o ministério não pode ficar refém de uma ou duas gráficas que têm essa capacidade para a impressão do Enem", disse Evanovick.

Enem aos presidiários
Nos dias 6 e 7 de dezembro o MEC vai aplicar o Enem para estudantes presidiários. A prova será feita em cerca de 700 presídios por 15 mil estudantes. Segundo a assessoria do ministério, o fato de se aceitar a aplicação do exame para presidiários, como já ocorreu em 2009, reforça a validade da estratégia do MEC de reaplicar o Enem apenas aos estudantes prejudicados pelos erros na prova amarela.

Um cálculo prévio do MEC levantou que o número de estudantes prejudicados no Enem 2010 é de pouco menos de 2.000. A prova nos presídios é feita semanas depois da aplicada nos colégios, em uma versão composta por questões diferentes. Segundo o ministério, sua validade não foi questionada em 2009.



FONTE: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/11/ministro-diz-que-se-liminar-nao-cair-novo-enem-sera-em-2-ou-3-meses.html

terça-feira, 9 de novembro de 2010

PF investiga suspeita de vazamento de tema da redação do Enem

Professores teriam ouvido alunos que sabiam de assunto tratado na prova.
Exame aconteceu no fim de semana e está suspenso, por decisão judicial.

A Polícia Federal de Juazeiro (BA) começou a investigar a suspeita de vazamento do tema da prova da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o delegado Alexandre de Almeida Lucena, os investigadores devem ouvir professores de Petrolina (PE) que teriam ouvido comentários de alunos sobre o assunto tratado, pouco antes pouco antes da prova, que aconteceu neste fim de semana, em todo o país.

"É uma investigação prévia. Vamos falar com professores e alunos para saber o que aconteceu e, se necessário, abriremos um inquérito", disse ele ao G1.

Depois do primeiro dia do Enem 2010, no sábado (6), estudantes já haviam relatado problemas na impressão da folha de resposta e da prova amarela.

A redação fazia parte da prova aplicada no domingo (7) e teve como tema o trabalho na construção da dignidade humana. Com base em dois textos, os estudantes podiam escolher entre o trabalho do futuro e a escravidão.

O G1 tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação do ministério e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia que organiza o exame, mas ninguém foi localizado até a publicação dessa reportagem.

Suspensão
Por enquanto, o Enem está suspenso, por decisão da Justiça Federal do Ceará. O Ministério da Educação informou que vai recorrer.

O Ministério da Educação disse que vai abrir uma página, na internet, a partir de quarta-feira (10), para receber reclamações de inscritos que foram prejudicados pelo erro de impressão da folha de resposta.

O ministério e a gráfica responsável pela impressão já admitiram também o problema na prova amarela. O Inep estuda a possibilidade de aplicar um novo exame para os alunos que receberam o caderno errado e não fizeram a troca.



FONTE: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/11/pf-investiga-suspeita-de-vazamento-de-tema-da-redacao-do-enem.html

Previsão do 2º Enem coincide com provas de universidades públicas

MEC vai tentar reverter decisão da Justiça sobre suspensão.

Intenção é reaplicar exame somente para 2 mil alunos.

A data do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que o Ministério da Educação (MEC) quer aplicar a cerca de 2 mil estudantes prejudicados pelos erros de impressão nas provas amarelas pode coincidir com os vestibulares de universidades públicas de todo o país.

Por enquanto, o Enem está suspenso, por decisão da Justiça Federal do Ceará. Segundo o ministro Fernando Haddad, o MEC vai tentar, na Justiça, validar o exame e conseguir permissão para reaplicar a prova aos estudantes prejudicados.

As datas prováveis anunciadas pelo MEC seriam 27 e 28 de novembro ou 4 e 5 de dezembro.

A primeira fase do vestibular da Fuvest, que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP), ocorre em 28 de novembro. Há mais de 100 mil candidatos inscritos.

No mesmo dia, também ocorrem os vestibulares da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

No fim de semana seguinte, outra data em que o MEC cogitou reaplicar exames, também haverá provas. Nesse período, stão previstos os vestibulares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal do Sergipe (UFS) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Impressão
Depois da prova do último sábado (6), estudantes que participaram do Enem e fizeram a prova amarela reclamaram que faltavam algumas questões, que outras estavam duplicadas e que questões diferentes estavam a mesma numeração. Além disso, havia perguntas da prova branca misturadas no meio do caderno amarelo.

O Ministério da Educação e a gráfica responsável pela impressão admitiram as falhas.

FONTE: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/11/previsao-do-2-enem-coincide-com-provas-de-universidades-publicas.html

domingo, 7 de novembro de 2010

Espaço na web para reclamação de estudante abre na quarta, diz Inep

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação, Joaquim José Soares Neto, informou neste domingo (7) que não descarta a realização de uma nova prova para os alunos que se sentiram prejudicados com erros nos cadernos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana. "No limite, pode acontecer. Não posso descartar", afirmou.


Mais em:

http://www.g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/11/espaco-na-web-para-reclamacao-de-estudante-abre-na-quarta-diz-inep.html

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O 2º TURNO VEM AÍ


Dia 31 de Outubro, das 8 as 17 horas, você irá ajudar a escolhar com o seu voto o próximo presidente do Brasil. Nem precisa dizer a importância disto né? Então, não esqueça de levar um documento com foto e seu título de eleitor. =]

sábado, 2 de outubro de 2010

UEE NA RÁDIO IMPERIAL


Yuri Moura, Diretor da Região Serrana da União Estadual dos Estudantes (UEE), esteve presente no progama Alô Rose Marry na Rádio Imperial. No programa Yuri falou sobre a importância de eleições democráticas e o posicionamento da UEE contra a parcialidade de algumas entidades estudantis. Yuri ainda anunciou que todas as entidades do Movimento Estudantil estão impedidas de entrar nas escolas e universidades de Petrópolis até o fim das eleições, após acordo entre a UEE e Secretaria de Educação. Agradecemos Rose Marry grande apoiadora dos movimentos de juventude da cidade e que mais uma vez cedeu espaço e voz para nossos jovens.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

UEE REALIZA PANFLETAGEM PELO VOTO CONSCIENTE!

UEE – UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES

Dia 3 nós temos uma grande responsabilidade, uma responsabilidade tão grande que não só interfere em nossas vidas como na vida de todos os brasileiros. Chegou a hora de escolhermos representantes responsáveis e honestos, que tenham um verdadeiro compromisso com nossa cidade, estado e país. Chegou a hora de cobrarmos quem traiu nossa confiança e apoiarmos quem trabalhou por nós. É agora que decidiremos o futuro de nossa saúde, educação, esporte, cultura, segurança e trabalho. Reclamar é fácil, o que precisamos é lutar por nossos direitos, e nossos direitos começam no voto.


VOTE CONSCIENTE, ELE MUDA A VIDA DA GENTE!

O panfleto ainda possuía espaço para a colinha de votação



quinta-feira, 16 de setembro de 2010

II ENCONTRO DE CULTURA DE RUA RECEBE 500 JOVENS!

O II ENCONTRO DE CULTURA DE RUA foi um sucesso, ao som de RAPSONORO, RAPRUA E SÉTIMO GRAU, com os movimentos do grupo de dança de rua Ritmos das Ruas e as manobras da galera da Associação Petropolitana de Skatistas (APES). O evento contou com a presença de 500 Jovens e foi aberto pelo Secretário de Trabalho Assistência Social e Cidadania, Luís Eduardo Peixoto e pelo Coordenador de Juventude, Yuri Moura. No encontro além de rap, dança de rua e skate tivemos grafiti e a inauguração do novo curb da pista proporcionado pela Coordenadoria de Juventude, APES e COMDEP. O Coordenador de Juventude, Yuri Moura, em seu discurso exaltou o compromisso do Prefeito Paulo Mustrangi no apoio à cultura e ao jovem, agradeceu o secretário Luís Eduardo Peixoto pela dedicação com a juventude e ao presidente da COMDEP, Andersson Juliano pelas obras do curb. No evento ainda foi firmado um acordo entre a Coordenadoria de Juventude e toda Prefeitura de Petrópolis com a APES para a realização de obras na pista de skate. Parabéns à todos os artistas que se apresentaram.

domingo, 5 de setembro de 2010

Diretores da UEE criticam uso político de associação

O diretor da União Estadual dos Estudantes (UEE), Yuri Moura, e o coordenador geral da UEE por Petrópolis, Murilo Rocha, divulgaram ontem uma carta onde afirmam ser contrários ao uso da Associação Petropolitana dos Estudantes (APE) na campanha política de determinado candidato. “Recebemos uma denúncia de que pessoas ligadas à APE estariam usando a entidade para entrar nas escolas da rede pública e fazer campanha para candidatos políticos”, contou Yuri Moura.
A carta foi entregue na Secretaria Municipal de Educação, na Coordenadoria Regional Serrana III de Educação e na Associação Petropolitana dos Estudantes. Eles disseram que ninguém pode tomar uma posição pessoal em nome da APE, declarando apoio a determinado candidato, pois a entidade representa 90 mil alunos petropolitanos.
Yuri Moura disse que a UEE está disposta a caminhar e apoiar a APE, desde que se mantenha como uma entidade imparcial, a exemplo da União Nacional dos Estudantes (UNE) e tantas outras existentes no país. “Temos um exemplo claro na União Estadual, pois sou militante do PT e Murilo do PSDB. Se cada um fizer campanha dentro da entidade para seu candidato, não vamos avançar na defesa dos direitos dos estudantes. Na UNE acontece a mesma coisa, eles preservam a pluralidade”, comentou Yuri.
Eles disseram que a UEE fará material de conscientização do voto para ser distribuído no dia das eleições, 3 de outubro, com o objetivo de lembrar às pessoas a importância do voto. “Nosso objetivo é trabalhar com todos, independente da posição partidária, por isso nenhum diretor pode assumir um posicionamento em nome da APE ou da União Estadual em prol de um determinado candidato”, frisaram Yuri e Murilo.


Sáb, 04 de Setembro de 2010 12:00

ROGÉRIO TOSTA
Redação Tribuna

sábado, 4 de setembro de 2010

UEE POR UMA ELEIÇÃO LIMPA!

A União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro,

Por meio deste, em nome dos 90 mil estudantes de Petrópolis, pelo histórico da Associação Petropolitana dos Estudantes (APE) e por um movimento estudantil livre de práticas eleitoreiras, pedimos que o atual presidente da APE não utilize a entidade como meio de campanha de candidatos nestas eleições. Entendemos as escolhas e posicionamentos pessoais, porém somos totalmente contra a utilização da APE como meio facilitador a invasão das escolas municipais por parte de candidatos e forças partidárias. Continuamos recebendo denúncias de estudantes não satisfeitos com está prática. Estamos dispostos a assegurar que nossos estudantes, novos eleitores, possam exercer seu direito à cidadania do voto sem interferências coercivas ao exercício da democracia.

Renovamos nossos votos de união em ações pelos estudantes petropolitanos.


Yuri Moura

Diretor da União Estadual dos Estudantes


Murilo Rocha

Coordenador Geral da UEE POR PETRÓPOLIS

Edmar Schawbenland

Vice-Presidente da APE (Associação Petropolitana dos Estudantes)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

II ENCONTRO DE CULTURA DE RUA


No dia 11 de Setembro, a Prefeitura de Petrópolis e Coordenadoria de Juventude realizarão o II ENCONTRO DE CULTURA DE RUA. O evento contará com shows de grupos rap (RAPSONORO, SÉTIMO GRAU E RAPRUA), apresentações de dança de rua e campeonato de skate (Game of Skate). Com início ás 14 horas, na Pista de Skate, o encontro ainda terá uma barraca da marca Feeling Clothing, e contará com o apoio da APES (Associação Petropolitana de Skatistas) e UEE POR PETRÓPOLIS (UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES. A ação busca incentivar a Cultura de Rua em todos os seus níveis, mostrando para a sociedade que dentro do Movimento de Rua temos cultura e esporte, ao contrário do pensamento de quem marginaliza está expressão.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

UEE POR PETRÓPOLIS se reune e cria programa de formação política


Na última sexta-feira, a diretoria da UEE POR PETRÓPOLIS se reuniu no Colégio Opção, para criar seu programa de formação política. O objetivo é estabelecer um calendário pelas turmas de ensino médio da cidade, onde sejam passadas informações sobre Políticas e direitos da Juventude, Movimento Estudantil e Democracia. O programa agirá através de palestras nas escolas, onde três grupos de diretores da UEE se dividirão e cobrirão as maiores escolas com ensino médio do município. Yuri Moura, Diretor da Região Serrana da UEE, acrescentou informando que em período de eleições é fundamental que os novos eleitores saibam para que estão votando. "Estamos em período eleitoral, temos muitos novos eleitores que não sabem ao certo para que estão votando e quais são seus direitos. Vamos tentar ainda neste mês que antecede as eleições cobrir algumas escolas com nosso programa de formação política." - disse Yuri. A primeira escola a receber a UEE e suas palestas será O Colégio Estadual Hercília Henriques Moretti.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Por que os estudantes devem confiar na UEE?

Porque somos estudantes que lutam por estudantes, não estamos aqui para brincar e sim para batalhar. Não estamos aqui para fazermos movimento estudantil para futuramente nos lançarmos candidatos, mas sim por que somos estudantes e merecemos respeito. Nossa política é de estar sempre presente no dia-a-dia do estudante e não para aparecer quando convém. Estamos todos ligados, e somos uma classe, a classe dos estudantes que irá brigar por nossos direitos. Temos todos os tipos de estudantes, do ensino fundamental ao universitário, seja público ou particular. Nós sabemos o que precisamos e sabemos como lutar por isto. POR ISSO QUEREMOS ESTAR AO LADO DE VOCÊS PARA CADA DIA BATALHARMOS MAIS. VAMOS FORTALECER O MOVIMENTO ESTUDANTIL EM PETRÓPOLIS QUE AGORA TEM UMA NOVA REPRESENTAÇÃO, CONTEM CONOSCO!



Luiz Cláudio Joras

Coordenador de Escolas Públicas da UEE POR PETRÓPOLIS