sexta-feira, 27 de agosto de 2010

UEE POR PETRÓPOLIS se reune e cria programa de formação política


Na última sexta-feira, a diretoria da UEE POR PETRÓPOLIS se reuniu no Colégio Opção, para criar seu programa de formação política. O objetivo é estabelecer um calendário pelas turmas de ensino médio da cidade, onde sejam passadas informações sobre Políticas e direitos da Juventude, Movimento Estudantil e Democracia. O programa agirá através de palestras nas escolas, onde três grupos de diretores da UEE se dividirão e cobrirão as maiores escolas com ensino médio do município. Yuri Moura, Diretor da Região Serrana da UEE, acrescentou informando que em período de eleições é fundamental que os novos eleitores saibam para que estão votando. "Estamos em período eleitoral, temos muitos novos eleitores que não sabem ao certo para que estão votando e quais são seus direitos. Vamos tentar ainda neste mês que antecede as eleições cobrir algumas escolas com nosso programa de formação política." - disse Yuri. A primeira escola a receber a UEE e suas palestas será O Colégio Estadual Hercília Henriques Moretti.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Por que os estudantes devem confiar na UEE?

Porque somos estudantes que lutam por estudantes, não estamos aqui para brincar e sim para batalhar. Não estamos aqui para fazermos movimento estudantil para futuramente nos lançarmos candidatos, mas sim por que somos estudantes e merecemos respeito. Nossa política é de estar sempre presente no dia-a-dia do estudante e não para aparecer quando convém. Estamos todos ligados, e somos uma classe, a classe dos estudantes que irá brigar por nossos direitos. Temos todos os tipos de estudantes, do ensino fundamental ao universitário, seja público ou particular. Nós sabemos o que precisamos e sabemos como lutar por isto. POR ISSO QUEREMOS ESTAR AO LADO DE VOCÊS PARA CADA DIA BATALHARMOS MAIS. VAMOS FORTALECER O MOVIMENTO ESTUDANTIL EM PETRÓPOLIS QUE AGORA TEM UMA NOVA REPRESENTAÇÃO, CONTEM CONOSCO!



Luiz Cláudio Joras

Coordenador de Escolas Públicas da UEE POR PETRÓPOLIS


sábado, 14 de agosto de 2010

O QUE A UEE POR PETRÓPOLIS QUER?

Em Petrópolis temos cerca de 90 mil estudantes em nossas creches, escolas e universidades. Ou seja, quase um terço da população depende da qualidade do ensino em nossa cidade. Dependem do compromisso dos governos, do amor dos profissionais da educação e da capacidade das entidades do Movimento Estudantil em lutar por seus direitos. Em nossa cidade sofremos com o ciclo do Movimento Estudantil pelo Movimento Estudantil, isso é, a utilização de grêmios, D.A’s e DCE’s apenas como meio de formação de delegados para os congressos de entidades maiores como a UEE, UBES e UNE. Acreditamos que é fundamental uma nova postura das entidades de defesa dos estudantes, principalmente em Petrópolis, onde sejam valorizadas questões como a qualidade de ensino, infra-estrutura das sedes de educação e da defesa dos direitos básicos dos estudantes. Visamos o acesso a Cultura e ao Esporte como parte de nossa formação, sabemos que nossa voz deve ser ouvida e lutaremos para que nossos estudantes tenham seus direitos assegurados. Trabalharemos em eterno diálogo com todas as entidades juvenis e por todos os estudantes da cidade, estudantes estes que merecem incentivos e garantias para sua construção de conhecimentos. Queremos não só lutar pelos nossos estudantes, mas sim lutar ao lado dos estudantes.

Direitos e Objetivos:

- Lutar pela Universidade Pública em Petrópolis;

- Garantir o direito do estudante de se organizar;

- Assegurar que todos os estudantes tenham direito ao seu ano letivo completo e com qualidade;

- Cobrar melhorias na infra-estrutura das instituições de ensino e em seus profissionais;

- Acessiblidade para todos os Estudantes com deficiência;

- Igualdade independente de cor, classe e opção.

Cultura:

- Realizar Intervalos Culturais que incentivem as diversas manifestações de cultura dentro dos locais de ensino;

- Incentivar o acesso à cultura, criando CineClubes e Grupos de Discussão nas salas de aula.

Esporte:

- Criar os Jogos Universitários de Petrópolis, Jogos Para-Estudantis e fortalecer o JEUP’S e JEEM’S;

- Buscar apoio para nossos talentos estudantis.

Organização Estudantil:

- Incentivar eleições de representantes de turma e grêmios nas escolas, amparando e instruindo as novas lideranças;

- Reformular as entidades universitárias instaurando Diretórios Acadêmicos (D.A) e Diretório Centrais (DCE). Fortalecendo as entidades já existentes e colaborando com sua atuação;

- Criar um Calendário de Formação Política que percorra as escolas e universidades. Com apresentação de palestras e atividades de formação;

- Realizar reuniões mensais com líderes estudantis para harmonia em suas ações;

- Estabelecer comunicação direta com os estudantes através da Internet, cartilhas, informativos e Jornal;

- Ter uma sede própria.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Reposição de aulas começa neste sábado / TRIBUNA DE PETRÓPOLIS

Sex, 13 de Agosto de 2010 11:40
JANAINA DO CARMO
Redação Tribuna de Petrópolis



Após 42 dias do reinício das atividades na rede municipal de ensino, enfim ficou definido o calendário de reposição das aulas. Em assembléia realizada na noite de quarta-feira, profissionais de Educação aprovaram a proposta enviada pela Secretaria de Educação. A reposição das aulas já tem início neste sábado, dia 14; e ao todo serão 10 sábados intercalados, sendo dois a cada mês, entre agosto e dezembro. Ainda de acordo com o calendário, o ano letivo será estendido até o dia 23 de dezembro, e dois feriados nacionais (Independência do Brasil e Dia de Nossa Senhora Aparecida), que irão cair numa terça-feira, não serão emendados, ou seja haverá aulas normais nos dias seis de setembro e 11 de outubro.
Segundo o coordenador do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), Jorge César Gomes, com a definição da reposição das aulas, as próximas reuniões com representantes do governo serão para discutir assuntos salariais e melhorias nas condições de trabalho. “Ainda existem questões a serem definidas, como o Plano de Cargos, Carreiras e Salários e a carga horária, por exemplo. Agora podemos dar início a essa nova etapa”, comentou.
Para o presidente da União Estadual dos Estudante (UEE), Yuri Moura, o calendário não é ideal mas era a única solução para que o ano letivo não fosse estendido até janeiro. “Sabemos que aulas aos sábados nem sempre dão certo, mas não há outro jeito. Os alunos, principalmente do Ensino Médio, foram os mais prejudicados com a greve, e por isso a reposição era prioridade. Vamos realizar na próxima semana um encontro com os estudantes e mostrar a importância de cumprir o calendário”. De acordo com Yuri, muitos alunos fazem cursos pré-vestibular aos sábados, o que prejudicaria a presença nas salas de aula.
Luciano Haubrich, presidente do Instituto Bingen, ressaltou a demora para a definição do calendário. “Demorou muito, mas até que enfim saiu. Esperamos que os professores e diretores das escolas cumpram o que foi decidido. Vamos fiscalizar”, comentou. A greve dos profissionais da Educação teve início no dia 13 de maio e durou 23 dias, retornando em 30 de junho. Mesmo com a paralisação, as férias de julho foram mantidas, o que para muitos pais e alunos dificultou ainda mais na definição para um calendário. “A nossa posição era que os estudantes não perdessem o ano letivo. Se foi esta a decisão dos professores e do governo, temos agora que apoiar e fazer uma campanha junto com os alunos para que o calendário seja realmente cumprido”, concluiu Yuri.

UEE POR PETRÓPOLIS TOMA POSSE!



A Comissão Municipal da UEE-RJ POR PETRÓPOLIS tomou posse nesta última quarta-feira, 11, Dia Nacional dos Estudantes, no sindicato dos bancários. No evento os 29 Coordenadores da Comissão arpresentaram suas propostas e bandeiras pelos estudantes de Petrópolis. Comandada por Yuri Moura, Diretor da Região Serrana da UEE-RJ, Murilo Rocha, Coordenador Geral da UEE POR PETRÓPOLIS e Marcelo Dias, Coordenador Adjunto da UEE POR PETRÓPOLIS, a comissão busca renovar o Movimento Estudantil da cidade, defedendo os direitos básicos e complexos dos estudantes. A maior bandeira será a Universidade Pública em Petrópolis, uma luta antiga dos estudantes petropolitanos. "Chegou o momento, temos incentivos dos Governos Federal, Estadual e Municipal, e com a UEE POR PETRÓPOLIS alcançaremos a tão sonhada Universidade Pública em Petrópolis", disse Yuri Moura. Na posse ainda foram homenageados os educadores, Nilton São Thiago, Patrícia Palácio e Regina da Silva. O evento ainda contou com a presença de Daniel Gaspar, Diretor de Relações Internacionais da UNE (União Nacional dos Estudantes) e Luís Eduardo Peixoto, Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Petrópolis que representou o Prefeito Paulo Mustrangi.